“IKUE” E SEUS OBJETIVOS
 A União Internacional Esperantista Católica (IKUE) é uma organização secular da Igreja Católica com sede em Roma, que é parte dos que se dedicam ao idioma auxiliar internacional. Cuida de difundir os ideais cristãos e de propagar a mensagem evangélica segundo o que foi ordenado por Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
 
A IKUE colabora com o centro mundial de esperantistas, a Universala Esperanto-Asocio (UEA), e também tem bons contatos ecumênicos. Trabalha em colaboração fraterna com a organização “Liga Internacional Cristã Esperantista” (KELI) que congrega todos os pregadores cristãos. Os esperantistas crentes querem contribuir para a união, não só no sentido espiritual, mas também nos campos da compreensão linguística e da fraternidade de todas as nações do mundo.
 
Os membros da IKUE convidam os que simpatizam com seus esforços a aprenderem o Esperanto e a se tornaren propagandistas de um mundo disposto a se unir.
 
A IGREJA E O ESPERANTO
 
O Esperanto, desde o início (no ano 1887), alcançou a aprovação de muitos cristãos, que encontraram nele um recurso viável para prestar bons serviços à Humanidade e à Igreja. O primeiro livro traduzido para o novo idioma mundial foi o Antigo Testamento. Desde 1903 existe a revista “Espero Katolika”.
 
Em 1910, foi fundada a União Internacional Esperantista Católica. O Papa S. Pio X abençoou suas atividades e disse: “O Esperanto tem um grande futuro”. Desde então, o idioma Esperanto contou com eminentes partidários representantes da Igreja Católica. Foram ativos esperantistas os mártires dos campos de concentração nazista S. Maximiliano Maria Kolbe e o Beato Titus Brandsma.
 
Em nosso tempo, o Papa Benedito XVI pronuncia, a cada ano, uma saudação “Urbi et orbi” (à cidade de Roma e ao mundo) no Natal e na Páscoa em muitos idiomas e também em Esperanto. O arcebispo de Praga, Cardeal Miloslav Vlk, Presidente do Conselho de Conferências Episcopais da Europa, é esperantista e é o Presidente do Patronato da IKUE. Os cristãos usam freqüentemente em seus contatos a língua auxiliar internacional. Igualmente, muitos missionários são esperantistas.
 
A Rádio Vaticano emite regularmente em Esperanto, três vezes por semana. Quase todo ano, há congressos católicos esperantistas ou ecumênicos internacionais. Por ocasião de diversos encontros, celebram-se missas em Esperanto. A Santa Sé reconheceu o Esperanto como idioma litúrgico.
 
ESPERANTISTAS CATÓLICOS
 
Os que usam o Esperanto não visam substituir as línguas vernáculas ou nacionais, nem o Latim. Seu interesse está em que os cristãos dispersos pelo mundo tenham uma língua auxiliar fácil, em comum, que respeite a igualdade de todas diante de Deus. Desta maneira, os esperantistas querem suprimir os problemas das barreiras supérfluas que complicam enormemente as tarefas não só entre os membros da Igreja Universal, mas também entre os homens em geral. Contribui-se, desta forma, ao cumprimento do testamento de Cristo expresso nas palavras do Evangelho: "Para que todos sejam um" (Jo 17, 21).
 
 

 

 

 

Internacia Katolika Unuiĝo Esperantista
Via di Porta Fabbrica 15
I-00165 Roma, Itália
Tel/
Fax: +39 06 39 63 81 29

e-mail:

Portugal:

Portugala E-Asocio

rua Dr J. Couto 6 r/c A

1500 Lisboa

 

Brazil

Lejsester J. Flores Mirò

Semináario Paulino 8556

Via Raposo Tavares km 18,5

Jd Arpoador

05576-200 São Paulo SP

 

Brazila E-Ligo

C.P. 03625

70084-970 Brasília DF

 

 

 

 

 

 

IKUE-INFO